De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 4 em cada 10 pessoas dormem mal. Só no Brasil, de acordo com a ABS (Associação Brasileira do Sono) a insônia aflige mais de 73 milhões de pessoas, o que é um problema dos grandes, visto que é justamente o sono reparador o responsável por regular funções básicas do nosso organismo, o que contribui para:
– Redução de estresse
– Melhora do humor
– Melhora da memória
– Fortalecimento do sistema imunológico
– E mais.
Em casos mais leves, a insônia pode produzir sensação constante de cansaço, estresse e irritação. Já em casos agudos, os problemas podem envolver doenças cardiovasculares, depressão e até AVC.
Por isso, o caso é tão sério. E é por isso também que os tratamentos à base de cannabis medicinal têm ganhado a cada dia mais espaço em situação como essas, uma vez que os resultados têm animado médicos e pacientes.
E quando se fala na relação cannabis\sono, um canabinoide em especial se destaca: o CBN.
Espécie de “primo menos famoso” de canabinoides como o THC e o CBD, bastante conhecidos por especialistas, pacientes de cannabis medicinal e da população em geral interessada no assunto, o CBN (sigla para canabinol) tem se mostrado um poderoso aliado na batalha contra as noites mal dormidas.
Estudos têm comprovado que – principalmente quando aliado a outros canabinoides e terpenos, quando é capaz de produzir o desejado efeito entourage – o CBN tem grande potencial de induzir o sono reparador, além de também contar com potencial anti-inflamatório, antibacteriano, anticonvulsivo e analgésico.
De acordo com estudos realizados pelo laboratório Steep Hill Global, um dos maiores canais de pesquisa sobre cannabis no mundo, situado na Califórnia, o poder sedativo do CBN é tão poderoso que cerca de 5 mg da substância equivalem a 10 mg de Diazepan, um ansiolítico muito famoso e largamente utilizado.
Além da necessidade de dosagem mais baixa, o que em si já é uma vantagem, o CBN se destaca em relação aos fármacos convencionais por conta da sua baixa – quase nula – toxicidade. Ele também não causa dependência nem provoca o chamado “efeito rebote”, que é uma espécie de abstinência enfrentada por pacientes que fazem uso de ansiolíticos e tentam parar de tomar o remédio.
Ou seja, ele tem o dobro da potência dos ansiolíticos tradicionais ao mesmo tempo em que não apresenta nenhuma das contraindicações encontradas nesses fármacos.
Um verdadeiro milagre da natureza que a cada dia mais fica à disposição de quem busca de um tratamento eficaz e natural, como o oferecido pela cannabis medicinal.
Uma explicação para seu grande poder de indução do sono pode estar no fato de que o CBN é extraído das folhas mais velhas da planta, quando ocorre a deterioração do THC, o que faz com que ele apresente maior potência quando utilizado como sedativo, já que a planta envelhecida tende a deixar as pessoas mais sonolentas.
Um ponto importante que deve ser lembrado é que, apesar de ser uma espécie de produto do THC, o CBN, a exemplo do CBD, não apresenta efeitos psicoativos, ou seja, não “deixa chapado”, o que faz com que ele possa ser utilizado inclusive por pessoas que têm pouca tolerância ao THC.
Claro, sempre com a orientação e acompanhamento de um profissional de saúde.
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.