Um terço dos brasileiros relata ter ansiedade, problemas com sono e alimentação. Entenda como a cannabis pode resolver as principais queixas relatadas na pesquisa
O Instituto Datafolha publicou neste sábado (19) uma pesquisa apontando que um terço dos brasileiros relata ter problemas frequentes com três queixas recorrentes de quem procura tratamento com cannabis: ansiedade, sono e alimentação.
Além disso, 21% da população pesquisada teve diagnóstico de ansiedade feito por um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra ou terapeuta) nos últimos 12 meses. Dentre os diagnósticos, 15% foram para depressão e 8% para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
A pesquisa foi realizada com 2.534 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o levantamento, 23% dos homens e 38% das mulheres se sentem ansiosos sempre ou frequentemente.
A mudança de hábitos é fundamental para tratar as três queixas mas, quando isso não é suficiente, o uso de terapia e medicamentos também pode ser eficaz.
Um estudo publicado no The Journal of Clinical Psychiatry, em 2022, constatou que tratamentos com o CBD (Canabidiol) em jovens de 12 a 25 anos podem diminuir a ansiedade em até 50% dos pesquisados.
“Acho que a descoberta mais emocionante do estudo foi que a gravidade da condição, que era em média grave a muito grave, caiu 50% no final do estudo”, afirma o professor Paul Amminger, um dos autores do estudo.
Para tratar problemas de sono, a cannabis também é uma poderosa aliada. Isto porque os canabinoides ajudam a regular a homeostase, ou seja, o controle de várias funções do organismo. Através deste sistema, os canabinoides elevam a biodisponibilidade de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono e outros processos do corpo.
Para a alimentação, a cannabis também pode contribuir, já que o THC (Tetrahidrocanabinol) é um conhecido estimulante de apetite. Pouco se fala, no entanto, do potencial inibidor de apetite da cannabis.
Um canabinoide chamado THCV (Tetrahidrocanabivarina) tem se revelado como um suplemento capaz de promover a perda de peso devido à sua capacidade de suprimir o apetite, sem causar qualquer efeito colateral negativo, permitindo, dessa forma, um maior controle sobre a ingestão de alimentos.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Fonte: Cannalize
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.