Embora ainda precise de mais pesquisas, o novo artigo evidencia o que pacientes e até outros estudos já haviam mostrado
De acordo um novo estudo observacional feito pela Harvard Medical School que fica em Boston, nos EUA, o uso da cannabis foi associado a uma melhora na dor, no sono e também na função cognitiva dos pacientes.
A pesquisa foi feita ao longo de duas semanas em 25 participantes com câncer, com idade média de 54 anos. Os pacientes foram analisados antes e depois da administração da cannabis, em intervalos de uma a duas horas após o uso.
O estudo concluiu que níveis altos de CBD (canabidiol) diminuíram a intensidade e a frequência das dores, além de melhorar a qualidade do sono e na resposta cognitiva subjetiva.
Por outro lado, não foi visto nenhuma mudança na qualidade de vida dos participantes. Por isso, são necessárias mais investigações.
Outras pesquisas já mostraram o potencial da cannabis para aliviar dores em pacientes com câncer, como um outro estudo feito em vários centros médicos do Canadá.
A pesquisa realizada na Universidade de McGill, em Montreal, mostrou que a cannabis pode ser uma opção satisfatória quando os tratamentos com drogas convencionais não mostram resultados.
Outra pesquisa publicada pela revista científica Journal of Clinical Oncology também mostrou que a cannabis pode ser recomendada para complementar o processo de quimioterapia, já que ajuda a combater os efeitos causados como dores, náuseas e inapetência, além das consequências geradas pelo próprio câncer.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Matéria: Cannalize
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.