fbpx

FORTALECENDO SEU SISTEMA ENDOCANABINOIDE ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA

COMO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PODE FORTALECER O SISTEMA ENDOCANABINOIDE

Que a prática de exercícios físicos faz bem à saúde não é nenhuma novidade. Assim como não chega a ser uma novidade que a prática de esportes é capaz de auxiliar na redução de inflamações e doenças crônicas.

Porém, o que não se sabia ao certo – e que agora pode ser comprovado – é que isso ocorre – ao menos em parte – por conta do aumento do nível de endocanabinoides no corpo.

Pois é!


Além dos canabinoides, como os provenientes da Cannabis, que podem ser ingeridos através de fórmulas, como as à base de CBD, o nosso organismo também produz seu próprio estoque dessas substâncias – os endocanabinoides – que ao interagirem com o sistema endocanabinoide são capazes de regular diversos outros sistemas do nosso organismo, alcançando assim o estado de homeostase, que é o equilíbrio do corpo.

Nós já falamos sobre isso aqui mesmo no blog, no post sobre Homeostase: a busca do corpo por equilíbrio onde explicamos melhor a importância do sistema endocanabinoide para o funcionamento do nosso corpo e para a manutenção da nossa saúde e bem-estar.

Vale a leitura!

AS PESQUISAS COMPROVAM

A informação sobre a importância das atividades físicas para a produção de endocanabinoides pelo corpo foi publicada a partir de um estudo realizado no Reino Unido, que foi capaz de identificar uma relação direta entre a prática de atividades físicas, o aumento dos níveis de endocanabinoides no organismo e a melhora na qualidade da saúde física e mental das pessoas testadas.

A pesquisa, que foi devidamente revisada por pares, foi publicada no periódico Gut Microbes

COMO FOI FEITA A PESQUISA

Para a realização da pesquisa, 78 voluntários com artrite foram selecionados pelos cientistas envolvidos no projeto. 

Entre eles, 38 foram instruídos a praticar pelo menos 15 minutos de fortalecimento muscular seis vezes por semana.

Já o restante –  40 participantes – foi orientado a não praticar qualquer atividade física durante o período dos testes. 

Ao final da pesquisa, foi possível identificar que, além do alívio na dor causada pela artrite, os voluntários do 1º grupo – aqueles que foram instruídos a praticar pelo menos 15 minutos de fortalecimento muscular seis vezes por semana -apresentaram níveis mais altos de endocanabinoides do que os voluntários sedentários, mostrando uma relação direta entre as atividades físicas praticadas, a produção de endocanabinoides pelo organismo e os benefícios à saúde dos pacientes.

O QUE ISSO SIGNIFICA

Os resultados da pesquisa trazem boas notícias para todos, mesmo aquelas pessoas que não estejam em tratamento com Cannabis medicinal.

Isso porque a produção de endocanabinoides pelo corpo é sempre uma boa notícia, o que significa dizer que qualquer atividade – sobretudo atividades físicas, que trazem inúmeros benefícios adicionais – que possa potencializar a produção dessas substâncias tem a capacidade de melhorar a saúde física e mental de quem as pratica.

Por outro lado, para as pessoas que estão em tratamento com terapias que utilizam a Cannabis medicinal, a descoberta oferece a possibilidade de potencializar os benefícios terapêuticos da Cannabis para o organismo, tornando o tratamento ainda mais eficaz.

Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog  e nos acompanhe nas redes sociais.

 

06  de fevereiro de 2023

Compartilhe: