Tratamentos à base de Cannabis medicinal já são uma realidade no mundo todo, o que inclui, ainda que de forma um tanto quanto atrasada e burocrática demais para o nosso gosto, o Brasil.
Assim como acontece com outros medicamentos, os tratamentos com Cannabis também vêm se tornando mais e mais eficazes com o passar do tempo. Além das recentes e constantes descobertas no que diz respeito às possibilidades terapêuticas da planta, que, como todos sabem, são muitas, esse alto grau de eficácia se deve a outro conceito que não chega a ser novo, mas que também evolui dia após dia: a medicina de precisão.
Também conhecida como medicina personalizada, a medicina de precisão consiste em adaptar tratamentos médicos a características individuais de cada paciente, tornando-os muito mais eficazes e, de quebra, diminuindo consideravelmente possíveis efeitos colaterais indesejáveis – efeitos que, com a Cannabis, já são bastante raros de acontecer.
Mas não é apenas para tratamentos em andamento que a medicina de precisão oferece benefícios. Cerca de 15% das pessoas apresentam algum tipo de alteração ou condição genética que as predispõem ao surgimento de algum tipo de doença. Com a medicina de precisão, podemos nos antecipar ao surgimento dessas doenças, oferecendo tratamentos preventivos ou, a depender do caso, indicando adaptações no estilo de vida da pessoa para que ela não precise passar por tratamento algum.
Assim, a partir de uma pequena amostra de sangue ou saliva, é possível explorar as condições específicas dos mais de 20 mil genes presentes no organismo, utilizando então as informações adquiridas para prevenir ou tratar precocemente câncer, infarto, diabetes e muitas outras ameaças à saúde.
Como já dissemos, nosso organismo possui mais de 20 mil genes que guardam todo tipo de informação relevante a respeito da nossa saúde, podendo indicar, inclusive, predisposições ao surgimento de doenças.
O que a medicina de precisão faz é investigar essas informações para que os profissionais de saúde possam indicar tratamentos personalizados para cada organismo, aumentando a eficácia dos mesmos e diminuindo praticamente a zero o risco de efeitos adversos, principalmente quando se trata de tratamentos mais agressivos, como os quimioterápicos, por exemplo, que, a depender do caso, podem ser substituídos por outras formas de terapia menos danosas ao organismo.
Já falamos muito aqui sobre o sistema endocanabinoide e em como ele age regulando os diversos processos do nosso organismo em busca de um estado de homeostase\equilíbrio. Pois o nosso sistema endocanabinoide também é único! O que significa que ele é diferente para cada um de nós e, sendo assim, reage de formas diversas aos tratamentos à base de Cannabis medicinal. É por conta disso que as fórmulas e dosagens variam de pessoa para pessoa. Já com o uso da medicina de precisão, é possível individualizar esses tratamentos com base em informações completas e exatas, o que permite que os médicos prescritores possam indicar a fórmula ideal na dose exata para cada paciente.
E não é só isso!
Como você deve saber, os tratamentos à base de Cannabis medicinal não servem apenas para tratar doenças, mas também para regular as funções corporais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, com o uso das técnicas da medicina de precisão, também é possível programar o uso da planta de forma preventiva, com o intuito de regular diversas funções do corpo, como o sono, o apetite, o estresse e por aí vai.
A verdade é que para perceber os benefícios da medicina de precisão, basta seguir a lógica: se você é único(a) e o seu organismo também, por que então a forma de ingerir os compostos à base de Cannabis deveria ser igual para todas as pessoas?
Apesar de o CDB e o THC serem os canabinoides mais conhecidos, a planta conta com literalmente centenas deles, isso sem falar nos terpenos e outras substâncias que sequer foram totalmente analisadas ainda – muito por conta do proibicionismo, mas isso é outra história. Assim, é lógico que cada organismo reaja de forma diferente a essas substâncias, exigindo a formulação de compostos personalizados a serem ingeridos em doses também personalizadas.
É a complexidade dessa variedade de compostos juntamente com a complexidade única de cada organismo que faz com que a medicina de precisão seja uma aliada tão importante – e que a cada dia mais se torna imprescindível – na prescrição de tratamentos à base de Cannabis assertivos e eficazes.
Infelizmente, apesar de o conceito de medicina de precisão não ser tão novo assim, ele ainda não é utilizado por todos os profissionais da saúde, o que faz com que muitos pacientes ainda não possam ter acesso a esse tipo de suporte.
Mas nós estamos mudando essa realidade, um teste de DNA por vez!
Com o ENDO-DNA by The Quantic HUB, o teste canábico mais completo do mundo, médicos e pacientes podem identificar, logo no início do tratamento, qual é o melhor caminho, fórmula e dosagem ideais para cada organismo, descobrindo assim o melhor tratamento para cada indivíduo.
Com ele, é possível ter acesso a uma série enorme de informações, como:
O teste é simples, autoexplicativo e pode ser realizado em casa pelo próprio paciente, já que usa uma amostra de saliva para a análise. Depois, essa amostra é enviada para um laboratório que devolve um relatório completo com resultados que então serão utilizados pelo médico para indicar o melhor tratamento.
É a medicina de precisão a serviço dos tratamentos à base de Cannabis medicinal que chega para desvendar os segredos do seu organismo e possibilitar o melhor uso das possibilidades terapêuticas dessa planta sagrada e milenar.
Saiba mais sobre ele clicando AQUI .
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.