Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, examinou o padrão de uso e percepções sobre cannabis para a menopausa em mulheres com 35 anos ou mais
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, procurou “examinar o padrão de uso e as percepções sobre a cannabis na menopausa em mulheres com 35 anos ou mais”. O país legalizou o uso medicinal da cannabis em 2001 e o uso adulto em 2018. Segundo os autores, o uso de cannabis para fins medicinais aumentou no Canadá desde a legalização de 2018.
Os pesquisadores utilizaram uma amostra de 1.485 respostas de mulheres recrutadas por meio das redes sociais. “Entre as respostas analisadas, 499 (34%) mulheres relataram o uso atual de cannabis e 978 (66%) indicaram ter usado cannabis alguma vez. Das 499 usuárias atuais de cannabis, mais de 75% estavam usando cannabis para fins medicinais. Os motivos mais comuns para o uso atual foram sono (65%), ansiedade (45%) e dores musculares e nas articulações (33%). Entre as usuárias atuais, 74% afirmaram que a cannabis ajudava nos sintomas. As usuárias atuais de cannabis tinham mais probabilidade de relatar sintomas da menopausa em comparação com as não usuárias. Histórico de tabagismo e estado geral de saúde foram associados ao uso atual de cannabis”, escreveram os pesquisadores em sua análise.
Em sua conclusão, os pesquisadores afirmaram que algumas mulheres “estão usando cannabis para sintomas relacionados à menopausa” e que são necessárias pesquisas adicionais “para avaliar a segurança e eficácia da cannabis no tratamento da menopausa e desenvolver recursos clínicos para mulheres que utilizam cannabis durante a menopausa”.
Essas descobertas estão em linha com pesquisas anteriores que também destacaram a eficácia da maconha para o tratamento da menopausa. Em 2022, pesquisadores de Massachusetts (EUA) avaliaram os padrões de uso de maconha em mulheres na perimenopausa e no climatério.
Leia também: Maconha pode fechar a lacuna de desigualdade do orgasmo entre mulheres e homens, diz estudo
A perimenopausa é definida como o período de tempo em que os ovários de uma mulher param de funcionar gradualmente e pode incluir sintomas como fluxo menstrual irregular, dores musculares, ondas de calor, ansiedade e suores noturnos. Climatério é o período após a menopausa, confirmado pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos e caracterizado por sintomas como irritabilidade, insônia e declínio cognitivo, decorrente da queda nos níveis de estrogênio.
As pesquisadoras avaliaram 131 indivíduos na perimenopausa e 127 no climatério. Elas descobriram que mulheres na perimenopausa relataram maior incidência de diagnóstico de depressão e ansiedade e eram mais propensas a usar maconha para tratar sintomas de humor relacionados à menopausa do que as outras participantes.
A maioria delas (86% da coorte total) relatou o uso atual de cannabis como tratamento adjuvante para sintomas relacionados à menopausa, sendo os mais comuns distúrbios do sono e ansiedade — 78,7% das mulheres que participaram do estudo também endossaram o uso da planta para aliviar os sintomas.
Os modos de uso de maconha mais comuns relatados na pesquisa foram o uso fumado (84,3%) e através de comestíveis (78,3%).
Embora o estudo tenha contado com uma amostra robusta, os pesquisadores da Universidade de Alberta ainda apresentaram ressalvas em relação a suas próprias descobertas.
“Este estudo tem várias limitações a serem consideradas ao interpretar os resultados. Primeiro, nossa estratégia de recrutamento incluiu mulheres que tinham acesso à internet e conseguiam preencher a pesquisa em inglês, o que pode limitar a generalização para todas as mulheres com 35 anos ou mais. É difícil estimar a população de nossa pesquisa, uma vez que esta foi uma pesquisa não restrita e auto-selecionada com mulheres que tinham acesso a plataformas de redes sociais. Este foi um estudo exploratório projetado para orientar pesquisas futuras, incluindo a próxima fase qualitativa deste estudo de métodos mistos. Essas descobertas não representam toda a população de mulheres com 35 anos ou mais, exceto pelas mulheres que completaram a pesquisa”, escreveram eles.
No entanto, a pesquisa “confirmou que as mulheres estão usando cannabis para sintomas durante a transição da menopausa”.
Matéria: Smoke Buddies
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.