Desde os tempos em que falar sobre sequenciamento genético parecia mais ficção científica do que ciência propriamente dita até hoje, quando os testes ficaram tão acessíveis que podem ser realizados – ao menos coletados – em casa, por qualquer pessoa, os avanços nessa área vêm empolgando especialistas, impressionando entusiastas e renovando a esperança de milhões de pessoas.
E essa história aconteceu mais ou menos assim.
Neste ano ocorre um marco na história da ciência, quando os biólogos moleculares James Watson e Francis Crick descobrem que a estrutura do DNA tem o formato de dupla hélice.
Impulsionados pela descoberta de Watson e Crick, em 1956 foi possível que aos pesquisadores Joe Hin Tjio e Albert Levan mostrarem que os seres humanos possuem 46 cromossomos: 23 herdados do pai e 23 da mãe.
A partir dos resultados obtidos por Tjio e Levan, os primeiros testes genéticos puderam ser desenvolvidos.
A cariotipagem consistia, basicamente, em contar o número de cromossomos presentes nas células. Caso o resultado fosse diferente de 46, isso indicaria uma doença genética.
Ainda na década de 1950, foi possível aos cientistas identificarem que 3 condições já conhecidas – Síndrome de Down; Síndrome de Turner; Síndrome de Klinefelter – eram na verdade resultado de variações no número de cromossomos nas células.
Já na década de 1960, esses testes passaram a ser feitos em exames pré-natal, a partir da análise de células do fluido amniótico, que permitiam que se identificasse, antes mesmo do nascimento, qualquer alteração no número de cromossomos do bebê.
1977
Em 1977 surge a primeira técnica capaz de fazer o sequenciamento do DNA, ao invés de apenas contar os cromossomos. Essa técnica foi desenvolvida pelo bioquímico britânico Frederick Sanger e recebeu o nome de Método de Sanger.
Em 1990 tem início o Projeto Genoma, que visava sequenciar todo o genoma do ser humano.
Concluído em 2003, o Projeto Genoma revelou que nosso DNA é constituído por uma sequência de mais de três bilhões de pares de “letras” (A, T, C e G).
A PARTIR DE 2004
A partir do ano de 2004, depois das descobertas alcançadas no Projeto Genoma, os avanços, principalmente no que diz respeito à acessibilidade aos testes de DNA, foram gigantescos.
Os custos para se fazer os exames decaíram em razão de novas técnicas, o que tornou o sequenciamento genético uma realidade a cada dia mais palpável para a população em geral.
Ao mesmo tempo em que as pesquisas sobre sequenciamento genético e as técnicas para desvendar o DNA avançavam, avançavam também os estudos e descobertas a respeito das possibilidades terapêuticas da Cannabis.
Por isso, nada mais natural do que promover o encontro entre essas duas linhas de pesquisa em prol da saúde de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Nós já falamos aqui no blog sobre a medicina de precisão e a Cannabis medicinal e em como o uso de exames de DNA vêm contribuindo a cada dia mais com o desenvolvimento de tratamentos à base de Cannabis mais assertivos e eficazes.
Quando aliamos uma medicina natural e milenar, como a Cannabis, aos últimos avanços da ciência, todos saem ganhando. Ganha a ciência que pode expandir e desenvolver a cada dia mais suas pesquisas; ganha a sociedade, que vê caírem por terra antigos preconceitos e interesses mesquinhos que não servem para nada além de atravancar avanços necessários; e, principalmente, ganham os pacientes e suas famílias que veem renovadas suas esperanças em tratamentos podem mudar e salvar vidas.
E nós, da The Quantic HUB, também estamos fazendo a nossa parte.
Todo esse avanço permitiu que os testes de sequenciamento genético fossem desenvolvidos de tal forma que hoje eles estão ao alcance de qualquer pessoa que deseja conhecer mais sobre seu corpo e tratar de forma assertiva\preventiva de sua saúde.
Como acontece com o Endo-DNA by The Quantic HUB.
Nosso teste oferece informações completas, seguras e personalizadas sobre cada organismo, revelando de forma clara todos os principais fatores essenciais para uma tomada de decisões embasada e assertiva.
Através dele você descobre informações sobre:
Se você se interessa em saber mais sobre a sua saúde, conhecer a fundo o seu DNA, potencializar os pontos fortes do seu organismo e agir para reforçar as defesas do seu corpo, entre em contato e faça o seu teste agora mesmo.
Para ficar por dentro do mundo da Cannabis Medicinal, seus usos e benefícios, acesse outros conteúdos em nosso Blog e nos acompanhe nas redes sociais.